O Colégio Salesiano Dom Bosco tem como princípios fundamentais:
Uma educação inserida na realidade social e na realidade do aluno;
Uma perspectiva interdisciplinar, inerente à prática participativa, voltada para o projeto transdisciplinar da escola;
O respeito mútuo e a solidariedade que norteiam o trabalho da comunidade escolar, preservando a identidade católica na mensagem ecumênica, fundamentada no Sistema Preventivo de Dom Bosco;
À luz desses princípios, o Colégio Salesiano Dom Bosco tem como proposta formar uma Comunidade Educativa constituída por educadores, pais, alunos e funcionários, despertando o espírito crítico como agentes de transformação da sociedade, revendo constantemente conteúdos, métodos e práticas educativas.
1- Evangélicos
Jesus Cristo constitui-se no ideal de pessoa a ser buscado e anunciado, sendo o Evangelho o critério norteador dos processos didático-pedagógicos, das estruturas e dos relacionamentos; a solidariedade, a valorização do ser humano, a justiça, o amor entre as pessoas, a verdade e a religiosidade.
2- Eclesiais
A centralidade da comunidade cristã em toda a atividade evangelizadora, o novo dinamismo ministerial que a complementa e o papel que o leigo cristão tem conquistado na Igreja são três aspectos fundamentais para enfocar, hoje, a pastoral da escola católica.
A escola católica salesiana:
Encontra sua verdadeira justificação na própria missão da Igreja e age em nome e em sintonia com ela e educa os jovens cristãos para um autêntico sentido de Igreja;
Cultiva a consciência de ser servidora da juventude na construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário, acreditando e operacionalizando sua dimensão transformadora;
Promove uma compreensão crítica da realidade sociocultural, consciente da sua missão evangelizadora da cultura;
Valoriza e efetiva da presença do leigo como caminho de partilha e formação permanente.
3- Salesianos
A escola salesiana expressa sua predileção pelos jovens, especialmente os mais pobres, privilegiando o protagonismo juvenil, desencadeando um processo em que educador e educando são sujeitos de seu próprio desenvolvimento.
O espírito de família, o sentido de equipe, a presença entre os educandos são outros importantes critérios da ação salesiana. Essa “missão partilhada” privilegia os membros da Família Salesiana.
Os educadores, conscientes da importância da sua presença e atuação entre os educandos, convivem com eles e se interessam por seus problemas e anseios, em espírito de amizade, assistência e acolhida.
A caridade pastoral e o jeito oratoriano constituem também marcos fundamentais do trabalho salesiano na escola, na busca da realização da espiritualidade salesiana.
O projeto educativo fundamenta-se na razão, religião e "amorevolezza".
4- Sociais
A ação salesiana busca permanentemente a construção da cidadania e dos valores éticos. A escola está aberta à cultura, procurando compreender e acolher os seus valores para encarnar a mensagem evangélica.
A escola salesiana seja popular pela localização, pela cultura e também pelos serviços à população, especialmente aos mais pobres, sendo sinal de comunhão e solidariedade.
5- Transversais
A ação na escola se ocupa de forma transversal com os grandes temas da educação para a vida e para o amor, meio ambiente, valores éticos, religiosidade, cidadania e pluralismo cultural.
Ciente de seus limites, é necessário dar importância às possibilidades que a LDB oferece à educação para os valores, concretizando assim a preocupação fundamental da formação cristã.
O Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana preza por uma educação de qualidade que seja determinante para as crianças e jovens que compartilham conosco fases importantes de suas vidas. Assim como para todos os educadores da RSE, este colégio acredita que a educação deva promover a autonomia do educando, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos, quanto em seu desenvolvimento afetivo, social e moral. Essa autonomia tem como objetivo a construção da identidade da pessoa, a conquista de um conceito positivo sobre si mesmo e a formulação de um projeto de vida vinculado a valores.
A educação é um processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, ao relacionar-se com o meio e com os outros, cresce e se constitui. Sendo assim, em conjunto com o material EDEBE, os educadores salesianos promovem o aprender de forma significativa, contínua, a partir de processos criativos e de metodologias ativas e inovadoras de educação. Ou seja, a educação ultrapassa o espaço da escola e reflete na vida do educando.
Um espaço que promove atividades que favorecem a reflexão, o uso estratégico das aprendizagens, que estimula o trabalho cooperativo, a análise do contexto e do ambiente, a criatividade, a pesquisa, o sentido prático, o aprender a aprender e que, há 70 anos, é referência em educação em Americana e região.
Patricia Albieri Guidolin
Diretora Pedagógica