ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

PARA ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

“A JUVENTUDE É A PORÇÃO MAIS DELICADA E PRECIOSA
DA SOCIEDADE HUMANA” DOM BOSCO

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

O foco de trabalho da Orientação Educacional é o universo particular do aluno, especialmente no diz respeito ao seu contexto psicológico, familiar, social e pedagógico, o que significa que ele é percebido e compreendido de forma ampla, considerando suas características, contextos e potenciais específicos.

Para isso, a Orientadora estabelece contato com as famílias, buscando compreender o contexto vivenciado pelo aluno e, a partir disso, ela faz a ponte com os professores no sentido de orientá-los quanto à maneira mais eficaz de realizar intervenções com o aluno.

Além disso, colabora na adequação de procedimentos pedagógicos em casos de necessidades educacionais e psíquicas específicas, na maioria das vezes em cooperação com profissionais externos como psicopedagogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicólogos, dentre outros.

Dessa maneira, a Orientadora realiza uma ação direta e individualizada, o que contribui significativamente para que o aluno sinta-se mais confiante para vivenciar os desafios da sua vida escolar.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

No que diz respeito ao seu envolvimento com a dinâmica coletiva da escola, a Orientação Educacional também faz parte da equipe gestora e, por isso, promove ou colabora na realização de eventos educacionais previstos em calendário e em atividades específicas com o objetivo, por exemplo, de oferecer estratégias para uma melhor organização dos estudos, para a escolha profissional, reflexões sobre bullying e cyberbullying, saúde emocional, além de envolvimento em outras atividades que incentivam a cultura e a convivência ética na escola.

Por fim, e não menos importante, a Orientação também realiza mediações em situações de conflitos interpessoais que, por ventura, ocorram entre os alunos. Nesse sentido, contribui para que o clima escolar esteja mais saudável e respeitoso, e que os alunos tenham a oportunidade de aprender a solucionar seus conflitos de maneira cada vez mais autônoma, justa e eficaz.

SENDO ASSIM, QUAIS SÃO AS SITUAÇÕES QUE DEVEM SER TRATADAS COM A ORIENTADORA?

  • Quando o aluno tiver especificidades importantes com relação à sua saúde (física, mental ou emocional) ou em relação ao seu quadro de aprendizagem;
  • Quando houver orientações advindas de profissionais externos a serem observadas e/ou implementadas pela escola;
  • Quando a família quiser informações mais detalhadas sobre o desempenho escolar do aluno durante o ano letivo;
  • Quando houver situações desafiadoras fora da escola, que possam estar afetando o aluno;
  • Quando o aluno se envolver em conflitos interpessoais na escola e não estiver conseguindo resolvê-los de maneira autônoma.