Aprender de forma contínua dentro de um processo
criativo e transformador, sempre respeitando
aspectos cognitivos,
emocionais e culturais de cada
ser humano, contemplando o domínio da linguagem
oral, escrita e cálculo, a compreensão do ambiente
natural e social, o desenvolvimento da capacidade
de aprendizagem e a formação de atitudes e valores.
A diversidade do pensamento,
a interdisciplinaridade e a tecnologia são
vias de acesso aos novos conhecimentos.
Na proposta Salesiana, os educandos aprendem os conteúdos de forma significativa e multidisciplinar.
O conhecimento é construído a partir da interação do aluno com o meio sociocultural, compreendido, transferido e aplicado na vida cotidiana.
Desta forma o saber significativo se torna presente na prática escolar.
O trabalho pedagógico está organizado pensando nas diversas áreas do conhecimento, o que possibilita a comunicação e o desenvolvimento de uma prática integradora e crítica.
Na sala de aula, o uso de novas tecnologias (lousa digital, material digital desenvolvido pela Rede Salesiana) instiga um ambiente interativo e colaborativo de acordo com as necessidades educacionais atuais.
As avaliações da aprendizagem do aluno são realizadas ao longo do processo de forma contínua e cumulativa, permitindo o acompanhamento de sua aprendizagem e evolução.
O aluno é avaliado através de atividades processuais e avaliações formativas.
Os planejamentos e os componentes curriculares estão atualizados de acordo com as diretrizes que norteiam a educação nacional, sendo eles:
Além disso, os temas Ética, Meio Ambiente, Saúde, Diversidade Cultural, Direitos e Deveres dos cidadãos permeiam transversalmente os componentes curriculares, pressupondo um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais, a fim de que haja uma coerência entre os valores experimentados na vivência que o Colégio propicia aos alunos e sua integração intelectual.