TÉCNICO EM MECATRÔNICA
Modalidade:
técnico
Duração: 2 anos
Atendendo a Legislação
e ao Catálogo Nacional
de Cursos Técnicos
Campus:
Dom Bosco Americana
Taxa de Inscrição:
Isento
TÉCNICO EM MECATRÔNICA
INTRODUÇÃO
O curso Técnico em Mecatrônica visa profissionalizar o indivíduo para ser capaz de desenvolver competências, oportunidades práticas e de pesquisas que dentro do conceito de "aprender a aprender" lhe proporcionem para a vida profissional uma visão ampla dos processos industriais que envolvam eletrônica, mecânica, elétrica, instrumentação e informática no sentido de atuar na manutenção, melhoria e desenvolvimento de técnicas e equipamentos voltados aos sistemas de automação, levando em conta e interferindo positivamente na qualidade de vida do ser humano.
Podendo projetar, instalar e operar equipamentos automatizados e robotizados, realizando programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados. Realiza integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.
SOBRE O CURSO
O aluno do curso de Técnico em Mecatrônica parte do eixo tecnológico Controle e Processos Industriais. Se enquadrando como profissional na Classificação Brasileiro de Ocupações (CBO), MTE, como 3001. O MTE que esse CBO é subclassificado da seguinte forma:
- 30 -TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
- 30 -TÉCNICOS POLIVALENTES
- 300 - TÉCNICOS MECATRÔNICOS E ELETROMECÂNICOS
- 3001 - TÉCNICOS EM MECATRÔNICA
O aluno do curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistema se enquadra como profissional em duas denominações na CBO, a se saber:
- CBO número 300105: Técnico em Mecatrônica - automação da manufatura
- CBO número 300110: Técnico em Mecatrônica - robótica
Também podendo atuar em ocupações correlatas como:
- CBO número: 300305 - Técnico em Eletromecânica
- CBO número: 313105 - Eletrotécnico
- CBO número: 313120 - Técnico de Manutenção Elétrica
- CBO número: 313210 - Técnico de Manutenção Eletrônica (circuitos de máquinas com comando numérico)
- CBO número: 313215 - Técnico Eletrônico
- CBO número: 313410 - Técnico em Instrumentação
- CBO número: 352310 - Agente Fiscal de Qualidade
MERCADO DE TRABALHO
A Região Administrativa de Campinas é a segunda no Estado de São Paulo em concentração de indústrias. Estudo divulgado em março pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que a região é reconhecida por ser um fortíssimo polo de desenvolvimento com destacada capacidade industrial e parques tecnológicos, caracterizando-se por empresas que utilizam sistemas de produção em série, softwares e equipamentos de automação industrial. O campo de atuação do Técnico em Automação Industrial é amplo, abrangendo os setores onde existem equipamentos eletroeletrônicos e mecânicos, tais como indústrias automobilísticas, de construção civil, eletrônicas, metal-mecânico, metalúrgicas, navais, papel e celulose, químicas e têxteis.
POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
- Nas indústrias em geral, como automobilística, de informática, eletrônica, mecânica e química, entre outras, atuando na manutenção elétrica, eletrônica, automação, instrumentação e mecânica.
- Também nas indústrias na operação, produção e manutenção de equipamentos e sistemas produtivos eletrônicos e automatizados.
- Em área administrativa de empresas como planejador de manutenção.
- Empresas de instalação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais/comerciais.
- Empresas de instalação e manutenção de elétrica.
- Empresas de instalação e manutenção de redes de dados e computadores.
COORDENADOR DO CURSO
Ronaldo da Silva
- Bacharel em Engenharia Elétrica
- Licenciatura em Matemática
- Técnico em Eletrônica
ESTRUTURA
Laboratórios de desenvolvimento de sistemas, computadores, biblioteca especializada, acesso à Internet, corpo docente especializado e proposta pedagógica eficiente.