TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Modalidade:
técnico
Duração: 2 anos
Atendendo a Legislação
e ao Catálogo Nacional
de Cursos Técnicos
Campus:
Dom Bosco Americana
Taxa de Inscrição:
Isento
TÉCNICO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
INTRODUÇÃO
O curso de Desenvolvimento de Sistemas se faz necessário para suprir demandas de novas tecnologias como a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), ou “Máquina a Máquina” (Machine to Machine – M2M), a qual é considerada hoje como a massificação da tecnologia, interconectando o mundo físico ao digital através de dispositivos ligados em redes de comunicação, gerando grandes volumes de novos dados, informações e inteligência, revolucionando os conceitos de produtividade e competitividade das corporações e usuários que adotam essa tecnologia.
Visando profissionalizar o indivíduo, para ser capaz de desenvolver sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Modela, implementa e mantém banco de dados. Utiliza linguagem de programação específica. Realiza testes de programas de computador. Mantém registros para análise e refinamento de resultados. Elabora documentação do sistema. Aplica princípios e definição de análise de dados. Executa manutenção de programas de computador. Também agrega habilidades administrativas para entender o contexto geral das empresas e apoiar na sua atuação.
SOBRE O CURSO
O aluno do curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistema se enquadra como profissional em duas denominações do Código Brasileiro de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a se saber:
- CBO número 317105 denominado PROGRAMADOR DE INTERNET
CBO número 317110 denominado PROGRAMADOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. No mercado, esse profissional também recebe as seguintes denominações:
- Desenvolvedor de Sistemas
- Programador de Processamento de Dados
- Técnico em Programação de Computador
- Programador de Computador
- Analista Programador
- Especialista Programador
- Consultor Programador
- Técnico de Desenvolvimento de Software
MERCADO DE TRABALHO
A área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente em empresas independente de sua área de atuação e este fato faz com que haja a necessidade presente de técnicos capazes de executar configurações, reparos de equipamentos e/ou prestação de serviços internos referentes à tecnologia da informação.
- Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), composta por 19 cidades, a qual Americana está inserida, também é conhecia como “Vale do Silício Brasileiro” por concentrar grandes empresas nacionais e mundiais da área da TIC. Responsável por representar 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 7,83% do PIB paulista.
- Dados do CAGED em abril de 2017, na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram gerados cerca de 239,15% de novos postos de trabalho em relação aos postos eliminados em abril de 2016, onde, de acordo com a Brasscon, existe uma demanda reprimida de profissionais com nível técnico de Desenvolvimento de Sistemas que ainda deve ser atendida. Essa demanda vai na contramão e se torna cada vez maior, à medida que os produtos e serviços se tornam mais automatizados e digitalizados.
- O Gartner, maior instituto de pesquisas do mundo na área de Tecnologia da Informação, prevê que o mercado geral de Tecnologia da Informação tem o crescimento estimado em 2% para 2017, 4% para 2018 e, embora sem números precisos, com o aumento populacional mundial, sejam investidos até 2020, U$ 8,9 trilhões em TIC.
POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
- Empresas de manutenção / consultoria em informática.
- Área administrativa de empresas de qualquer ramo que necessitem do uso específico da informática para aplicação de suas atividades.
- Área de TI (Tecnologia da Informação) de empresas de qualquer ramo.
- Empresas de desenvolvimento de software para desktop e web.
- Empresas de desenvolvimento de aplicações móveis.
- Empresas com foco em desenvolvimento de entretenimento digital.
- Empresa própria, desenvolvendo softwares, aplicativos e todos os tipo de trabalhos listados acima.
Pode-se dizer que o cenário atual da área se caracteriza, fundamentalmente, pela informática invadindo todos os setores da sociedade. Ela está presente no comércio, na indústria, na área financeira, na área da saúde, na área de ensino, na vida privada das pessoas e no dia a dia com o uso crescente de dispositivos móveis como celulares e tablets.
COORDENADOR DO CURSO
Ronaldo da Silva
- Bacharel em Engenharia Elétrica
- Licenciatura em Matemática
- Técnico em Eletrônica
ESTRUTURA
Laboratórios de desenvolvimento de sistemas, computadores, biblioteca especializada, acesso à Internet, corpo docente especializado e proposta pedagógica eficiente.