No mês de março, a Orientação Educacional do Fundamental I, juntamente com a Pastoral Juvenil, do Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana iniciou o projeto "De Mãos Dadas” com todos os alunos do Ensino Fundamental I (EFI). O projeto que tem o objetivo de construir convivência, autonomia, aprendizado e Fé, acontecerá ao longo de todo o ano.
Para o primeiro encontro do projeto, trabalhou-se a temática da Campanha da Fraternidade 2019 por meio de conversas sobre os direitos e deveres das crianças. Em cada turma foi abordado uma “problemática” que precisa de um cuidado maior.
Com as turmas de 1º e 2º ano, trabalhou-se como a comunicação em família é essencial para as boas relações. As crianças construíram um "telefone sem fio" para brincarem com os amigos e familiares, fazendo desta brincadeira um momento precioso para reflexão sobre o uso consciente das tecnologias.
Nas turmas de 3º ano, conversou-se sobre como se pode garantir uma vida melhor para todas as pessoas e o que é necessário para que haja relações sociais mais justas e fraternas, além de uma reflexão sobre como um ambiente pode ser transformado e se tornar mais inclusivo. As turmas foram para a prática fazendo uma caminhada dentro do colégio para observar e vivenciar todos os recursos inclusivos existentes no ambiente.
Já as turmas de 4º ano ganharam uma conversa com as líderes da Pastoral dos Idosos, as quais trouxeram muitas informações e experiências. Com este momento, as crianças fizeram um exercício de reflexão como "pequenos cidadãos", sobre um dos temas de políticas públicas, que é o respeito entre as gerações e a importância em valorizar a convivência com pessoas idosas.
Por fim, para as turmas de 5º ano, foi apresentado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovendo uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças, proporcionando um momento para entender um pouco sobre o papel do cidadão, como, por exemplo, atuar de forma organizada na sociedade em geral e a importância do representante de turma (seu perfil e papel) dentro da escola.
As turmas não ficaram apenas nas reflexões e conhecimentos, foram para a prática da cidadania e organizaram uma representação dentro da escola. Foram aulas muito produtivas cujos resultados foram compartilhados pelos alunos através de registros e transformados em uma exposição no pátio do colégio.